
Prepare-se para ter um Vereador que vá até você e bata na sua porta durante o mandato, e não apenas em campanha

LIXO ZERO
O conceito "Lixo Zero" nos lembra que o lixo, na verdade, não deveria existir. O que chamamos de lixo é simplesmente consequência da falta de separação e destinação adequada dos resíduos.
Quando os resíduos não são separados, o que poderia ser reciclado, reutilizado ou compostado acaba se transformando em lixo, uma mistura desordenada que resulta em poluição. O lixo é, portanto, o resultado da nossa indiferença e falta de organização na destinação dos resíduos gerados pelos produtos que consumimos.
Nossa proposta é desencadear um processo de conscientização e construção de valores, promovendo o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a conservação do meio ambiente e para a redução gradual da geração de lixo.
Para atingir esse objetivo, trabalharemos nos bairros, em parceria com associações, escolas, equipamentos públicos e cooperativas de reciclagem, promovendo a coleta seletiva e a compostagem, além de realizar a fiscalização devida.

COMPOSTAGEM
É uma técnica de transformação, onde ocorre a quebra de partícula de materiais orgânicos até a sua completa decomposição, desmineralização, através de reações aeróbicas e anaeróbicas, formando solo/composto. Como disse Antoine-Laurent de Lavoisier, ou, de acordo com Empédocles, "Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Esse processo de estadia transforma uma banana em potássio, uma casca de ovos em cálcio e, de forma geral, resulta em um adubo excelente para a agricultura. Esse adubo pode contribuir para a independência do Brasil em relação aos fertilizantes importados.
Além disso, a compostagem pode gerar biogás suficiente para abastecer energeticamente metade da população de Belo Horizonte, aproveitando o potencial de compostagem de todos os munícipes da Cidade.
RECICLAGEM
Quando o cidadão separa corretamente os resíduos orgânicos dos inorgânicos e os mantém limpos e separados, por meio da coleta seletiva, esses materiais podem ser encaminhados para a indústria.
O material reciclado é transformado em novos produtos, que podem até ser diferentes dos originais.
Além disso, antes de chegar à indústria, os resíduos urbanos passam por cooperativas de coleta e beneficiamento, que desempenham um papel crucial na geração de renda e na promoção da limpeza ambiental.
